quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Campeonato Pernambucano Unificado

Domingo 13 de Setembro de 2009, essa foi a data de realização do dito, “maior evento de artes marciais de Pernambuco”, pela professora Lú Lobato, no programa “Cabeça de Área”, no canal 11 TV Universitária de Pernambuco. Mas a história, mais uma vez não nos mostra tamanha mentira, assim nos deixamos enfadados de escrever, sempre a mesma coisa, mas assim temos que proceder, para desvendar muita coisa, que já não segue o caminho da lógica nem, da racionalidade.
No mesmo domingo, onde foram reunidas “10 federações”, entre os diversos estilos, vimos “uma rodada com o tradicional, outra rodada, com o interestilos”, que coisa é essa? Vimos uma reunião de bons amigos, acordando entre diversos fatores, contra uma única política, ou vimos algo em torno, do karatê? Algo me chamou muito a atenção a forma de apresentação do kata. Dois atletas apresentavam-se ao mesmo tempo, para cinco árbitros, e logo após recebiam suas bandeiras, branca ou azul. Vou explicar melhor:
-Num tatame onde cinco árbitros, necessitam de uma atenção especial para atletas de kata, neste mesmo campeonato competiam “dois atletas” no mesmo espaço, na mesma hora, no mesmo instante, cada um com sua graduação e seu estilo, fazem seu kata, a escolha própria, e “recebem seus resultados”.
O que o caro leitor poderia esperar de uma união, as pressas de dez federações, contra Luciano de Moura Beltrão, e não a favor do karatê Pernambucano? Um bom exemplo disso foi a disputa entre um aluno do estilo Goju Ryu, muito forte e excelente em base e técnicas, e o nosso, Shotokan, onde o faixa preta do estilo Shotokan, com o kata “Heian Godan” venceu por cinco a zero o atleta do outro estilo, que por sinal, muito bom atleta, e foi campeão geral. São fatos como esse que nos faz pensar, no que é um campeonato e no que é uma reunião de muitos. Num campeonato onde pensamos encontrar uma solução para a desunião “global” do karatê não vimos nada, vimos sim, um abarrotamento de pessoas, quadra insuficiente, um dos “grandes defensores”, indo embora, após discurso de abertura, e o que perdemos com isso? Uma festa. Uma festa comemorativa do golpe que a F.P.K promoveu mais uma vez aos que achavam que o mundo cai, sempre que ele balança. Exatamente uma semana após esse campeonato, será realizado o campeonato Pernambucano de Karatê, o 27º da história, da F.P.K a quase uma década sob o comando de Luciano de Moura Beltrão. O que veremos? Fracasso de público, apenas umas poucas federações, reunidas, na organização real? Ou sucesso total? Isso veremos na segunda- feira, 21 de Setembro de 2009, neste mesmo blog leitores, não tenham dúvidas.

Odoacro Souza Sensei

Nenhum comentário:

Postar um comentário